Mundo sombrio vai relatar nesse post sobre uma cidade americana que inspirou filme e um game.
Centralia fica localizada no estado da Pensilvania, no condado de Columbia Estados Unidos. Fundada em 24 de agosto de 1875 por Jony Mustava.
Mas um erro colocou fim a essa cidade que tinha de tudo para prosperar até os dias atuais se não fosse por um detalhe que passou despercebido: um aterro de lixo que foi construído num terreno que antes era uma mina de carvão abandonada.
Se alguém soubesse disso, um incidente não haveria acontecido. Em maio de 1962, numa operação de limpeza no local deu início a um incidente que marcou o fim de uma linda cidade. O procedimento de limpeza como era feito de rotina, não deu bom resultado, ou seja, o lixo era amontoado, incendiado e apagado com água por completo. Mas na última vez que foi feita essa operação de limpeza, o fogo não se apagou por completo e atingiu o subsolo queimando tudo que encontrava pela frente através de um buraco que existia na mina.
Além de gases tóxicos, outros perigos acabaram assustando os moradores de Centralia: um dono do posto de gasolina acabou fechando as portas ao notar que a gasolina do tanque subterrâneo estava a mais de 75º C.
Iniciou a partir desse momento um jogo burocrático que decretou o fim definitivo de Centralia: a demora para tomar providências advindas de autoridades locais e do governo americano. Se tivessem tomado providências imediatas, Centralia ainda continuaria existindo até hoje.
Diversas tentativas de controlar e combater o incêndio levaram as autoridades à uma espécie de paranóia. Foram abertos buracos em diversos pontos da cidade e jamais conseguiram encontrar o local exato onde o incêndio estava consumindo. Somente abriram buracos nos quais saíam fumaça tóxica.
Se você pensa que a história para por aqui, não imagina o segundo pesadelo: um garoto de 12 anos a pedido de seu pai para averiguar presença de estranhos na cidade e alertá-los do perigo que ronda a região, foi até o grupo forasteiro. Mas no meio do caminho uma armadilha quase mortal o pegou. Um buraco se abriu sob seus pés o derrubando dentro dele, deixando-o somente com a cabeça para fora. Ao tentar erguer os braços, conseguiu segurar-se numa raíz grande de árvore e gritou por socorro até seu primo chegar e conseguir tirá-lo do local. Ao chegar em casa, o garoto contou aos seus pais sobre o ocorrido e o mesmo foi até o grupo para alertá-los da gravidade da situação da cidade.
O governo americano ao saber do ocorrido, ofereceu dinheiro aos moradores para que eles pudessem se retirar da cidade definitivamente, caso contrário, correriam risco de morrerem ou asfixiados ou carbonizados.
A situação ficou caótica quando o incêndio atingiu 140 hectares e os moradores se conscientizaram que a saída para o problema era a evacuação da cidade. E foram demolidas 500 edificações. No início dos anos 90 o incêndio atingiu 250 hectares da cidade. O governo americano soltou outro alerta aos moradores restantes quando o CEP da cidade foi revogado. Em 2002, Centralia deixou de existir virando cidade fantasma.
Centralia foi inspirado no filme Silent Hill e também ganhou versão para vídeo game com o mesmo nome do filme.
Esse foi o relato da história de Centralia, a verdadeira cidade fantasma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário